segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Você encontrará satisfação em Deus


Isaías - 55 - 1 : 3

Você já tentou receber seu dinheiro de volta depois de não gostar de um produto comprado? Mesmo que o vendedor diga a famosa frase "Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!"? Pois é! Satisfação é um produto a ser procurado, a ser perseguido pelo ser humano. Talvez você seja uma pessoa a procura de satisfação. Você está insatisfeito com o seu casamento, com o seu emprego, com a sua vida sentimental, com o seu corpo, com a sua igreja, talvez até mesmo com Deus. Você pode encontrar satisfação em todas as áreas da sua vida se encontrar primeiramente satisfação em Deus.

Quando lemos esta parte da Palavra de Deus descobrimos que é possível encontrar satisfação em todas as áreas da vida. Como?

1. Quando você reconhecer que está com sede, encontrará satisfação em Deus. Venham, todos vocês que estão com sede (Is 55.1) Você já deve ter ouvido falar de greve de fome, mas nunca ouviu de greve de sede. Quem fica sem beber água por poucos dias já é candidato à morte certa. Dizem os médicos que uma das coisas mais importantes para se ter uma boa saúde é tomar muita água. Mesmo assim, existem pessoas que não bebem água o suficiente. Só se lembram da água em extrema necessidade. Também espiritualmente falando, há os sedentos. Aqueles que estão ressequidos na alma; sem alegria de viver, sem motivação, sem fé. Se você está assim insatisfeito com a vida, precisa reconhecer que está com sede de Deus.

Há um exemplo bíblico de alguém que saciou sua sede espiritual. Uma mulher da cidade de Samaria que encontrou Jesus à beira do poço. Ela, além de mulher (um ser humano de segunda categoria de acordo com a cultura daquela época) era samaritana, cidadã de segunda categoria para os judeus. Além disso, a sua vida sentimental era um caos! Ela tinha tido cinco maridos e o homem com quem vivia não era o seu marido. Provavelmente era um amante. Mas Jesus gasta tempo com ela. Fala de si mesmo como a "água da vida que jorra para a vida eterna". Ela reconhece a sua sede espiritual, crê no Senhor Jesus como seu salvador e ainda se torna uma missionária, indo contar do seu encontro com Cristo a todos da cidade (João 4.1-42). Aquela mulher começou a se satisfazer na vida, ao reconhecer que tinha sede de Deus. Você deve fazer o mesmo! O salmista fez isso várias vezes! Veja o que ele diz no salmo 63, versículos de 1 a 4.

1 Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. 2 Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. 3 O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. 4 Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos.

Se você não reconhecer que tem sede de Deus você nunca será satisfeito em nada na vida.

2. Quando você reconhecer que não tem condições pessoais de alcançar satisfação, encontrará satisfação em Deus. (vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo - Is 55.1). A satisfação que encontramos em Deus não pode ser comprada. Não há nada que você possa fazer para adquirí-la. É por isso que se chama "graça". Não tem preço! Não importa o quanto você possua em dinheiro, nunca estará satisfeito senão reconhecer que não tem condições pessoais de se satisfazer na vida sem Cristo. Veja a seguinte frase: "O Baú não traz felicidade". Advinha quem disse essa frase: Sílvio Santos! Essa frase é atribuída a ele. E olha que ele é o "dono do baú"! Você irá encontrar pessoas ganhando apenas para sobreviver, muito mais satisfeitas com a vida e com Deus do que um rico sem Deus, sem propósito para a sua vida. Veja o que o salmista disse: Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. (Salmo 20.7) E olha que o salmista não estava falando de carros (automóveis) e nem de cavalos (campeões de puro sangue). Ele estava falando de guerra. O salmista muitas vezes esteve em situações em que ele desejaria ter mais soldados com carruagens e cavalos, mas preferia invocar o nome de Deus. E por causa disso nunca foi decepcionado. Diz o ditado que "o homem tem um vazio dentro de si que é do tamanho de Deus". Você irá encontrar satisfação em Deus quando reconhecer que não é o que você possui, mas é aquilo que Deus lhe dá que irá lhe satisfazer.

3. Quando você reconhecer que tem trabalhado em coisas que nunca trarão satisfação, você a encontrará em Deus. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? (Is 55.2) Não sei se este é o seu caso. Mas será que você já fez planos que nunca deram certo? Começou uma faculdade e abandonou, terminou, mas nunca exerceu a profissão? Começou um negócio que faliu? Conhece aquela expressão "Pequenas empresas, grandes prejuízos"? Pois é! Talvez você esteja nesta situação. O Senhor, ao falar a Isaías, deixa claro que o homem, ao buscar satisfação, investe em coisas passageiras, coisas que não preenchem. Talvez você não precise parar de trabalhar, não precise mudar de emprego, não precise mudar de faculdade, não precise mudar de casa, não deve mudar de marido/esposa, mas precisa mudar de CORAÇÃO. Precisa mudar de atitude diante de Deus. Reconheça que aquilo que você realiza não encherá seu coração, mas a sua realização se concretizará ao fazer a vontade de Deus na sua vida. Veja a maneira como o salmista vê a segurança que só pode vir de Deus: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama”.(Salmo 127.1-2). É verdade: o Senhor concede sono, tranqüilidade, àqueles a quem ele ama. Nele há satisfação.

4. Quando você parar para ouvir o que Deus tem a lhe dizer, você encontrará satisfação n’Ele. Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva (Is 55.2b-3a). Veja, já uma diferença entre ouvir e escutar. Se o texto está falando de “escutar” e “comer”, quero usar um exemplo para fazer essa diferença. Uma criança apenas “escuta” quando a mãe diz: “Coma a salada!”. Mas ela irá ouvir, e ouvir atentamente quando a mãe disser: “Você quer batata frita? Um hambúrguer, talvez?” Você pode passar a vida toda escutando sobre Deus, mas sem ouvir. Então você não conseguirá se satisfazer. Ouça realmente o que Deus tem a lhe dizer e você se satisfará.

5. Quando você aceitar fazer uma aliança com Deus, você encontrará satisfação n’Ele. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.(Is 55.3b) Esse “Davi” aqui é “povo de Deus”. Deus fez uma aliança, um trato, um acordo com o seu povo. Você está dentro deste acordo? Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus Cristo, decidiu viver como seu imitador, seguidor, discípulo? Há promessas de satisfação para aqueles que fazem um pacto com Ele. É um pacto que foi assinado com o sangue derramado na cruz por você. Um trato de cancelamento da dívida que você tem para com Deus. O Senhor Jesus faz esse pacto, essa aliança. Veja o que o Senhor diz:

“Faço com você uma aliança”, disse o SENHOR. “Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o SENHOR, farei. (Êxodo 34.10)

Essa promessa é para você! Promessa de satisfação garantida, mas só em Deus! Tome essa decisão agora mesmo! E faça isso em nome de Jesus. Amém!

Autor: Davi Liepkan

Fonte: http://www.cristo.at/

Nenhum comentário: