sábado, 20 de fevereiro de 2010

DISPOSIÇÃO PARA IR ?!!



“Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.” - Atos 8:26

A conversão do oficial etíope narrada em Atos 8:26-40 é impressionante, não só pelo caráter sobrenatural como ela se deu, mas pela instrumentalidade de Felipe, agente de Deus naquele episódio. Não fosse sua disposição e fé, nada teria ocorrido.

Estou seguro de que nossa frutificação, embora passe por estratégias e ações sobrenaturais do Espírito, depende mais do que de qualquer outra coisa da nossa disposição de coração. Como já tenho falado muitas vezes, o combustível da visão é a compaixão. Se não tivermos um coração apaixonado por vidas, como apaixonado por vidas é o coração do nosso Deus, encontraremos sempre muitas desculpas para não ir...

O relato bíblico da conversão desse alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, começa com uma ordem de Deus a Filipe: “Dispõe-te!” Creio que aqui está o segredo de todo conquistador, assim como aqui está o calcanhar de Aquiles dos fracassados. Sem disposição ninguém conquista nada!

Em primeiro lugar, Filipe teve que demonstrar disposição para deixar sua zona de conforto. Quando o anjo (mensageiro) do Senhor lhe disse para dirigir-se ao caminho entre Jerusalém e Gaza, ele se encontrava numa situação bastante agradável. Seu ministério havia prosperado em Samaria, por seu intermédio um avivamento havia irrompido na cidade, multidões se convertiam, muitos milagres aconteciam diariamente e ele se tornara proeminente. Se assim posso dizer, ali estava um bom lugar para Filipe “amarrar a mula na sombra” e desfrutar da prosperidade do seu ministério. Depois da trabalheira que aquela conquista lhe custara, talvez ele tivesse um bom motivo para reivindicar descanso ao Senhor. No entanto, ao receber o comando de Deus para abrir uma nova frente de trabalho, o relato bíblico sobre sua reação é simples e direto: “Ele se levantou e foi”.

Hoje vejo muitos crentes discutindo com Deus e com seus mensageiros... Para os indispostos, colocar uma fita no braço, começar de novo uma célula de aliança ministrando as mesmas palavras, ou simplesmente deixar o ambiente que se tornou familiar para abrir uma nova porta de salvação é motivo de murmuração, resistência e até de desistência. Ao meu ver, ou não sabem, ou se esqueceram de quanto custou a Cruz, do preço que o Senhor Jesus pagou para salvar cada ser humano, inclusive aqueles que estão no caminho desconfortável de Gaza.

Filipe demonstrou também disposição para obedecer sem questionamentos. A direção do Senhor para ele foi bem específica, mas nada racional: “Vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto”. Convenhamos, sair do meio do burburinho, do avivamento e ir evangelizar num lugar que “se acha deserto” não é nada lógico! Entretanto, esta era a direção e a estratégia de Deus naquele momento.

Nós precisamos vencer a nossa velha mania de só querer fazer o que entendemos ou concordamos. Foi o desejo de conhecer, de decidir por si só entre o bem e o mal que fez com que o pecado tomasse a raça humana. Será que não podemos simplesmente obedecer?!!

Há bênção na submissão. A palavra nos exorta: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (II Cr 20:20). Sabe quem viu as muralhas de Jericó caírem? Os que deixaram a razão de lado e obedeceram ao comando de Josué. Sabe quem andou sobre as águas? Pedro, aquele que entendeu a ordem do seu líder como direção mais poderosa que a lei da gravidade. Você quer provar o poder de Deus? Simplesmente obedeça, ainda que não entenda ou não concorde!

A atitude de Filipe foi ainda além disso. Ele não apenas deixou a zona de conforto e obedeceu ao que não era racional, mas ele teve disposição para se arriscar em busca do perdido. O homem que ele ganhou é descrito na Bíblia como um alto oficial da rainha dos etíopes. Eu o imagino cercado de uma comitiva, aparentemente inacessível. Se você ler o texto com atenção, verá que Filipe teve que correr para acompanhar seu carro e precisou de ousadia para dirigir-lhe a palavra. Para ele, “pagar o mico” fazia parte da conquista. Não lhe importava os riscos. O que ele queria era ganhar mais um pra Jesus!

Eu sei que nesses dias o Senhor quer nos dar vidas e milagres muito especiais. A direção e a estratégia já temos. A pergunta é: Haverá disposição em nossa alma para obedecer e ir?!!





Nenhum comentário: