domingo, 4 de outubro de 2009

TEMPO A SÓS COM DEUS


“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.” (Sl 42:1)

Você está se encontrando com Deus? Que se passa durante seus encontros pessoais com Ele? Sua mente está tão preocupada com tantas atividades que você não pode concentrar-se com profundidade nas Escrituras e na oração?

A maioria de nós não tem experimentado a presença de Deus. Quando o tempo a sós com Deus se converte em uma formalidade vazia, a Escritura se converte num livro de regras que devem ser aplicadas mecanicamente, a oração se converte em uma lista de obrigações que Deus deve realizar para nós, e as dificuldades na vida se convertem em problemas que supostamente Deus deve resolver para nós.

Nunca consideramos que Deus quer em primeiro lugar que nós o escutemos na oração, em vez de falarmos sem parar. E, em nossa busca de regras fixas na bíblia, nos esquecemos que Deus quer mesmo é nos falar através das Escrituras.

Quando falamos da presença de Deus, muitos de nós esbarramos numa parede. A experiência de encontrar-se com Deus requer muita sensibilidade espiritual – uma "pedra de tropeço", é isso que significa essa presença para aqueles que estão daltônicos espiritualmente pelos efeitos da cultura moderna com suas atrações fascinantes, materialistas e por nossa própria falta de cuidado com nossa espiritualidade, nossa preguiça em manter uma disciplina devocional vital.

Temos conhecimento acerca de Deus, porém não o experimentamos de uma maneira vibrante. É como aquelas pessoas que são daltônicas de nascimento e não valorizam as cores, pois não as distinguem, da mesma maneira nós valorizamos menos o que não experimentamos.

Essa cegueira, pode ser muito sutil, por isso, necessitamos fazer uma pausa e considerar se está acontecendo isso conosco. Deter-nos por um instante e perguntar-nos: será que tenho visto e escutado bem o Senhor?

Davi começa dizendo no salmo 42: "Como suspira a corsa pelas correntes das águas, assim por ti, ó Deus, suspira a minha alma". Continua dizendo, "por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim?” (v.1,5).

Um cristão moderno que sentisse o que sentiu o salmista provavelmente só se consideraria deprimido. Porém, o salmista sabia que sua alma estava "abatida" por alguma razão; estava sedenta por um novo encontro com Deus.

Necessitamos desenvolver uma disciplina de encontrar-nos com o Senhor de uma maneira regular, devido ao corre-corre do mundo moderno que faça oposição espiritual a esse ritmo secular.

Ao determinar um tempo para o Senhor, ler às Escrituras e seguir um padrão regular de oração, estamos fortalecendo-nos espiritualmente para enfrentarmos o secularismo contemporâneo.

Quando nos encontramos com Deus durante tempo a sós de deserto, Ele parece estar ausente. Percebemos somente um sentimento de desolação interior. Davi expressou esse desejo de Deus no Salmo 63: "Ó Deus, tu és o meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, numa terra árida, exausta, sem água” (v.1).

As vezes nós podemos ver-nos dentro da passagem, usando nossa imaginação para sentir isso, ver e ouvir o que está se passando. Freqüentemente nos sentimos movidos a intercalar uma oração em nossa meditação das Escrituras.

Temos que ter como meta o nosso tempo a sós, o viver com o sentimento da presença de Deus. Em vista de nossa cultura acelerada e orientada para o "fazer", temo que, levados por essa cultura, mergulhemos no ativismo religioso e raramente experimentemos em nosso tempo a sós, a presença sobrenatural de Deus.

Somos seduzidos a estar contentes com somente ler de Deus nas Escrituras ou em livros escritos por outros cristãos, e realizar nosso dever cristão.

O Senhor está presente; toda a criação declara sua glória. Em nosso trabalho, em nossa família, em nossa recreação e em qualquer coisa que façamos, podemos perceber sua presença.

Todavia, se não praticarmos a disciplina do tempo a sós, provavelmente nos privaremos da glória de Deus que está ao nosso redor. O tempo a sós com expectativa de encontro, nos permite estar sempre em Sua presença de uma maneira que aumenta o sentido dessa presença em tudo o que fazemos na vida


Pr. Araripe Gurgel
Igreja Cristã da Trindade

Fonte: www.ictrindade.com.br

Nenhum comentário: