terça-feira, 5 de maio de 2009

TEOLOGIA LIBERAL


Escândalo: Monografia de reverendo defende prática homossexual

O CACP vem a publico notificar mais uma das mazelas da teologia liberal. A nova é a monografia pró homossexualismo feita por um Reverendo da Igreja Presbiteriana Independente e aprovada com louvor pela Faculdade Metodista (1) – Faculdade Metodista que o CACP reprova e não recomenda pra ninguém.

O Rev. Dallmer Palmeira Rodrigues de Assis, pastor auxiliar da Primeira IPI de São José do Rio Preto – SP (*) é o autor da referida monografia, que tem por título: “A HOMOSSEXUALIDADE DESCONSTRUÍDA EM LEVÍTICO 18,22 e 20,13” – na conclusão desse trabalho peculiar ele arvora: “... não há nada na bíblia hebraica que se possa utilizar para reprimir a livre expressão da relação unissexual moderna”.

Diante do quadro e por conhecermos a excelente índole dessa denominação, procuramos primeiro o reverendo Dallmer para uma entrevista informal e depois o presidente local pela Igreja, o Rev. Mario Goes.

A Conversa com o Reverendo Dallmer

Na primeira conversa percebemos que o Rev. Dallmer não foi imparcial no seu trabalho, pois o seu pressuposto (observamos isso também lendo a referida monografia) era de que a Igreja estava errada na sua interpretação milenar sobre a problemática homossexual. E não foi só isso, ele pisou o sangue dos reformadores. A visão reformada da igreja sempre defendeu que as escrituras hebraicas como as escrituras gregas manifestam-se em sua cosmovisão que a homossexualidade é uma perversão contra a soberania de Deus.

Outro fato interessante é que no inicio da conversa que tivemos o reverendo afirmava que não conhecia o militante pró homossexualismo Luiz Mott. Depois, ao observarmos a bibliografia do trabalho, averiguamos que havia oito citações a esse apologista da homossexualidade – além do fato que Mott está sendo investigado por suposta apologia de pedofilia pela internet. Observe a onde o reverendo foi saciar a sua sede de conhecimento.

Agora, a recíproca não foi verdadeira, ou seja, ele conhecia o maior apologista pró homossexualismo, mas não conhecia Julio Severo – o maior apologista pró família. Severo é o autor do único livro que trata do assunto na esfera evangélica no Brasil editado pela Editora Betânia – “As Ilusões do Movimento Gay”.

O mais engraçado foi quando li o texto bíblico pra ele e me fiz de desentendido. Replico aqui o texto: “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação” (Lv 18.22). Indignado, disse a ele que se esse texto não é contra a prática homossexual qual seria a sua interpretação diante da clareza da Bíblia. Ele um tanto constrangido disse-me que o texto, no original, fala de trocas de fluidos. Continuei me fazendo de desentendido e ai ele me explicou – “O texto se aplica a troca de fluidos, ou seja, se o ato homossexual for feito com preservativo o indivíduo não está sendo descumpridor das escrituras hebraicas”. Imediatamente eu fiz a única coisa que podia fazer – comecei a rir. Ele disse-me que eu poderia rir, mas era o caso. Eu não tive e nem tenho resposta para uma exegese obtusada dessas. É como se alguém pegasse o texto “não matarás” e depois fizesse uma pesquisa minuciosa sobre como se matava nos tempos de Moisés. Então, nesse silogismo equivocado, ele chegasse a conclusão que “matar com arma de fogo não é contra as escrituras hebraicas, pois no tempo de Moisés não havia tais armas” – o que seria um absurdo, mas foi mais ou menos isso que esse “biblista” fez.

A conversa com o Rev. Mario - Presidente da IPI em SJRP - SP

Quero aqui externar que o Rev. Mario da IPI de SJ Rio Preto é meu amigo particular e um servo de Deus.

Quando explicitei a ele o motivo da minha visita e sobre o que íamos conversar percebi que seu semblante ficou abatido. Sei que não foi fácil a ele. E só estou escrevendo este artigo pelo fato dele ter me motivado a isso. Ele mesmo se demonstrou surpreso com o conteúdo dessa monografia e deixou-me claro que a visão da IPI é a mesma do CACP e ratificou que a denominação está fechada com o ensino da Reforma Protestante.

O Rev. Mario ainda comentou comigo que essa problemática causou o fim de muitas igrejas Presbiterianas nos EUA. Ele demonstrou certa apreensão de que o mesmo aconteça no Brasil.

Eu disse a ele que o desserviço feito pela monografia do “biblista” Dallmer seria irremediável – não pelo fato de darmos a devida refutação (já que o CACP tem dezenas de estudos sobre isso), mas porque pessoas de índole duvidosa iriam usá-la para defender seus ideais pecaminosos. O próprio Dallmer havia me dito que certo membro da Igreja já havia usado a monografia dele contra ele. Parece que quando o Rev. Dallmer foi repreender um homem por certo pecado, esse mesmo homem bateu a mão em uma cópia da monografia dele e arvorou que se ele, como reverendo, podia ter uma interpretação diferente sobre a questão homossexual, ele também podia ter outra interpretação para o seu caso.

É ao declínio que nos leva a aceitação da teologia liberal. Tanto o CACP como o Rev. Mario estão certos quanto a essa verdade.

A Conclusão

Replicamos aqui a mesma conclusão do livro de Julio Severo:

Os avisos da Bíblia [contra o homossexualismo] têm um propósito simples: Proteger a sexualidade humana — proteger o homem e a mulher criados conforme a imagem de Deus — contra os danos que as condutas ignorantes e teimosas causam.

Em toda a sua história, a igreja cristã sempre entendeu e ensinou que a atividade sexual só é certa entre um homem e uma mulher casados. Esse é o claro sentido do ensino sexual da Bíblia. A Bíblia e a história da doutrina cristã desconhecem completamente a noção moderna de que alguém já nasce com uma “orientação homossexual” e que por isso devemos aceitar e celebrar essa orientação como uma expressão legítima da sexualidade. Hoje, alguns indivíduos estão se levantando dentro de algumas igrejas para defender a aceitação da atividade sexual física entre pessoas do mesmo sexo e entre pessoas que não são casadas…

Vozes estridentes estão reivindicando novas normas sexuais. Esses indivíduos dizem: “O que a Bíblia chama de pecado não mais deve ser chamado de pecado”.

Não podemos deixar isso abalar nosso compromisso de respeitar a Deus, pois sabemos que foi Sua sabedoria que criou e determinou a sexualidade humana do jeito que Ele a fez. Sabemos que Ele tem o melhor para nossa sexualidade.

Autor : Prof. João Flávio Martinez

Fonte: http://www.cacp.org.br

Nenhum comentário: