segunda-feira, 25 de maio de 2009

A SUA GLÓRIA

“O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão” (Provérbios 19.11).

O Criador deu ao homem uma glória: a de não ficar preso às transgressões, o que é recompensador. Com o entendimento que adquire por meio da Palavra de Deus, ele consegue segurar sua ira e não pratica a justiça própria. Deixar de usar o que o Senhor lhe deu é desprezar a participação do Altíssimo na própria vida, porém, agir segundo o plano divino faz o Pai ficar alegre e lhe dá forças.

Ao criar o ser humano, o Altíssimo, que é onisciente, sabia das provações que viriam sobre o ser criado à Sua imagem e semelhança. Então, Deus deu a ele a capacidade espiritual de se sobrepor ao desejo do inimigo. O que o diabo mais quer é que o homem use essa habilidade para amaldiçoar aquele que o ofende, retenha o perdão e pratique a vingança.

Quando a pessoa usa o que chama de seu direito de revidar a um ataque, ela sai das mãos de Deus e fica presa às teias diabólicas. Por outro lado, ao perdoar ao agressor, ela se livra de qualquer envolvimento maligno. Ao fazer isso, seu coração se enche de alegria. A recompensa a quem perdoa é mais valiosa do que o perdão para quem recebe.

O indivíduo que se volta para a Palavra de Deus recebe o entendimento do Senhor, consegue não permitir que a ira o domine e, consequentemente, não escolhe a vingança. Na verdade, dependendo da ofensa, haverá uma retaliação, mas será o Senhor quem a praticará. O melhor da vida é agir como o Pai orienta e, ao mesmo tempo, deixar que Ele faça a parte dEle. No entanto, é preciso pleitear-Lhe misericórdia, para que seja concedido o perdão ao ofensor.

Os loucos deixam de usar o que Deus lhes deu para solucionar qualquer conflito. Já os sábios são obedientes e preferem sofrer o prejuízo a conseguir um resultado adverso do pretendido pelo Onipotente. Quando obedecemos ao Pai, damos honra a Ele, mas ao Lhe desobedecermos, estamos desprezando-O. Jamais desconsidere Aquele que deve ser sempre honrado e glorificado.

No passado, os que agiram por conta própria e deixaram a direção de Deus de lado arrependeram-se mais tarde. Hoje, o mesmo erro comete quem não verifica o que o Criador o orienta em qualquer situação. Se há alguém que deve ficar satisfeito com as nossas atitudes esse deve ser o Senhor. Que o diabo sempre fique triste e frustrado com o que você faz. O segredo é deixar o Pai alegre.

Autor: Romildo Ribeiro Soares

Nenhum comentário: